November 17, 2024

Não se perca no mundo mágico das portas – Transações para IDOC

Confesso que fiquei sem entender absolutamente nada de IDOCs por muito tempo, e não tinha saco e nem vontade de aprender: eles sempre me pareceram confusos demais para o seu propósito. Mas, como é de praxe na nossa vida como abapers, sempre tem aquele desenvolvimento que TEM QUE SER FEITO EM IDOC, OU MIL MÍSSEIS NORTE-COREANOS IRÃO ACERTAR SEU CÉREBRO PUTREFATO.

coreano_maluco

Este post não vai ensinar como fazer um IDOC do zero, tem bilhares de guias para isso perdidos na interwebs. Mas, apesar de termos uma seção específica de transações, decidi dedicar um post para fazer uma lista mais bacanuda, com algumas das milhares de transações relacionadas aos IDOCs.

Tempos atrás eu montei essa lista num papel, e, acreditem, olhava para a foto que tirei com meu cel sempre que precisava (precário, mas já me salvou algumas vezes). Estava na hora de deixar a parada mais bacana, falae?

Clique para aumentar
Clique para aumentar

“Mas Mauricio, não tem todas as transações de IDOC aí”. Quer tudo? SE93 > WE* > F4 / BD* > F4. Vai aparecer quase tudo e mais um pouco, se é que vc me entende 🙂

Mais três pontos rápidos:

  • Precisa mandar um IDOC de um programa Z pra PQP um sistema externo?? Use a função MASTER_IDOC_DISTRIBUTE.
  • Precisa alterar a estrutura de IDOC, sabe-se lá porque motivo? Use a BADI IDOC_DATA_MAPPER (e preencha a estrutura PROTOCOL, senão não funciona).
  • A transação SALE é tipo uma SPRO de IDOCs. Dá para criar destinations, logical systems e outras papagaiadas. Só tome cuidado, porque certas configurações não são exclusivas do processo de um IDOC.

E aí, tem alguma dica de IDOC para contribuir? Deixe um comentário. Chega de ficar procurando transações e funções em 2983 posts. É muito WE e BD pra lembrar de cabeça!

Abraços!

Mauricio Cruz

Pasteleiro há 15+ anos e criou o ABAPZombie junto com o Mauro em 2010. Gosta de filosofar sobre fundamentos básicos da programação e assuntos polêmicos. Não trabalha mais com SAP, mas ainda escreve sobre programação e faz vídeos de vez em quando.

View all posts by Mauricio Cruz →

8 thoughts on “Não se perca no mundo mágico das portas – Transações para IDOC

      1. Felizmente o workflow evoluiu, já dá pra fazer OO. Em breve deve ser algum post sobre o assunto.

  1. olá!!

    existe alguma transação que eu consigo gerar um relatorio de idocs com seus motivos de erro? sem precisar dar dois cliques dentro do numero do idoc pra saber? Preciso criar um log de erros isso ja existe, ou preciso customizar?

    grata

  2. Sempre digito WEDI para abrir o menu de IDOC, acho mais fácil do que lembrar tudo isso ae… você já fez isso? Não acha melhor?

    1. Ahm, eu não conhecia heoauheaoheou. Mas juro que vou tentar usar da próxima vez. Tenho o péssimo hábito de querer decorar transações soltas 🙁

      Valeu mano, abs!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *